O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino médio público, por meio da Educação Profissional, e ampliando as oportunidades educacionais dos trabalhadores por meio do incremento da formação profissional.

O Pronatec foi criado em outubro de 2011 com a sanção da Lei 12.513/2011.

Públicos

A Bolsa-Formação permite a oferta de vagas em Cursos Técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC).

Há dois tipos de Bolsa-Formação: a Estudante e a Trabalhador.

Na Bolsa-Formação Estudante serão destinados a alunos das redes públicas de ensino médio cursos técnicos e de qualificação com carga horária a partir de 200 horas.

Já a Bolsa-Formação Trabalhador oferecerá cursos de qualificação a pessoas em vulnerabilidade social e trabalhadores de diferentes perfis.

Os cursos são oferecidos gratuitamente.

Clique aqui para consultar o regulamento do PRONATEC IFAC.