Endereço: IFAC/Câmpus Xapuri
Rua Coronel Brandão, n° 1622, Centro
Xapuri/AC - CEP: 69930-000
Telefone: (68) 3542-2083

____________________________________________________________________________________

Curso: AÇAICULTOR

Habilitação: Explora os açaizais em sistemas de produção sustentável. Compreende a cadeia de produção e as políticas públicas de comercialização do açaí.

Curso: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

Eixo tecnológico: Gestão e Negócios
Exigência de escolaridade (mínima): Ensino médio incompleto
Habilitação: Atua nos processos administrativos de empresas urbanas e rurais, executando atividades de apoio nas áreas de recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas, observando os procedimentos operacionais e a legislação.

Curso: VIVEIRICULTOR

Habilitação: Seleciona e propaga espécies, variedades e local de produção de mudas em geral. Realiza manejo, trato cultural e tratamentos fitossanitários da produção. Prepara solo e substratos para o plantio. Planta, colhe e supervisiona o trabalho de colheita e armazenagem. Implanta infraestrutura e comercializa a produção.

Curso: AGRICULTOR FAMILIAR
Habilitação: Produz em propriedades rurais de pequeno e médio porte. Envolve a família na produção, produz para a merenda escolar. Analisa as redes sociais e econômicas que garantem a sustentabilidade do pequeno produtor no meio rural.

Curso: INGLÊS BÁSICO
Eixo tecnológico: Desenvolvimento Educacional e Social
Exigência de escolaridade (mínima): Ensino fundamental II incompleto
Habilitação: Compreende e usa expressões familiares e cotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Apresenta-se e apresenta a outros. Faz perguntas e dá respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Comunica-se na língua inglesa de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.

Curso: OPERADOR DE COMPUTADOR
Eixo tecnológico: Comunicação e Informação

Exigência de escolaridade (mínima): Ensino fundamental II incompleto
Habilitação: Instala, configura e opera sistemas operacionais cliente, aplicativos de escritório e periféricos. Organiza entrada e saída de dados em sistemas de informação, conforme procedimentos técnicos de qualidade e atento às normas e políticas de segurança da informação e de respeito à propriedade intelectual.

Curso: AGRICULTOR ORGÂNICO

Habilitação: Desenvolve a produção de orgânicos com base na legislação vigente.

Curso: AGRICULTOR AGROFLORESTAL

Eixo tecnológico: Recursos Naturais

Habilitação: O curso visa oferecer subsídios para a transição de modelos de agricultura convencional, que é pautada no uso excessivo dos recursos naturais não renováveis, para sistemas de produção agroecológicos, que tem como base os pilares da sustentabilidade (ecológica, econômica, social, cultural, espacial/geográfica). Entre outras dimensões, o técnico em Agricultura Agroflorestal está direcionado para restabelecer as relações harmônicas entre o homem e seu espaço natural, minimizando o impacto das atividades agrícolas no ambiente, melhorando o desempenho da unidade produtiva, transformando-a em fonte geradora de alimentos, emprego, renda e ao mesmo tempo ampliando os benefícios de seus produtos para além do espaço rural.

Curso: IDENTIFICADOR FLORESTAL

Eixo tecnológico: Recursos Naturais

Habilitação: Qualificar o profissional para atuar em regiões que tenham florestas, matas, reservas florestais, identificando árvores em áreas de extração, classifica toras, refloresta áreas, auxilia no inventário florestal, identifica espécies e monitora o crescimento de árvores. Colaborando com pesquisas e projetos de preservação ambiental.

Curso: ORGANIZADOR DE EVENTOS

Eixo tecnológico: Turismo, Hospitalidade e Lazer

Exigência: Servidores das Instituições Federais de Ensino (técnicos e docentes)

Habilitação: Tem por objetivo formar profissionais aptos a captar, planejar, promover e organizar eventos sociais, seja qual for a sua tipologia.

Curso: AUXILIAR DE ARQUIVO

Eixo tecnológico: Gestão e Negócios

Exigência: Servidores das Instituições Federais de Ensino (técnicos e docentes)

Habilitação: Tem por objetivo geral proporcionar a atuação do servidor/estudante de modo a formar profissionais capazes de auxiliar nas tarefas de organização e armazenamento de documentos produzidos e recebidos por uma organização, para consultas futuras.