Curso: AQUICULTOR
Habilitação: Calcula e fornece a alimentação necessária para o sustento de espécies aquáticas. Monitora e intervém na manutenção dos níveis ideais dos parâmetros do ambiente de produção.

Curso: AUXILIAR ADMINISTRATIVO
Exigência de escolaridade (mínima): Ensino médio incompleto
Habilitação: Atua nos processos administrativos de empresas urbanas e rurais, executando atividades de apoio nas áreas de recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas, observando os procedimentos operacionais e a legislação.

Curso: AUXILIAR DE RECURSOS HUMANOS
Exigência de escolaridade (mínima): Ensino médio incompleto
Habilitação: Executa rotinas de processos administrativos do setor de Recursos Humanos de uma empresa. Realiza atividades de apoio ao planejamento, execução, avaliação e controle dos processos de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desenvolvimento, avaliação de desempenho, progressão funcional, cargos, salários e benefícios.

Curso: AUXILIAR FINANCEIRO
Exigência de escolaridade (mínima): Ensino médio incompleto
Habilitação: Auxilia no processo de planejamento e controle de finanças. Apoia o processo decisório com base em indicadores financeiros. Opera os instrumentos para análise de riscos e crédito e de operações bancárias.

Curso: CRIADOR DE PEIXES EM TANQUE REDE
Habilitação: Atua na criação de peixes em tanque rede, fornecendo a alimentação, monitorando a intervindo na manutenção dos níveis ideais dos parâmetros do ambiente de produção. Opera sistemas de manutenção do nível da água e auxilia na captura dos peixes.

Curso: CAFEICULTOR
Habilitação: Prepara o local adequado para plantio e adubação. Efetua tratos culturais. Controla as principais pragas. Realiza a colheita e a pós-colheita do produto final.

Curso: CUIDADOR INFANTIL
Eixo tecnológico: Ambiente e Saúde
Exigência de escolaridade (mínima): Ensino fundamental completo
Habilitação: Cuida da higiene, conforto e alimentação da criança. Observa possíveis alterações no estado geral da criança. Zela pela integridade física, presta primeiros socorros e promove atividades lúdicas e de entretenimento.

Curso: FRUTICULTOR
Habilitação: Gerencia a atividade produtiva de frutas. Maneja a fertilidade do solo. Seleciona e/ou produz insumos (mudas, fertilizantes, defensivos, etc.). Implanta e maneja pomares com qualidade. Opera máquinas e implementos agrícolas. Segue a legislação para produção e comercialização das frutas, as normas sanitárias e os procedimentos de segurança no trabalho.

Curso: INGLÊS BÁSICO
Eixo tecnológico: Desenvolvimento Educacional e Social
Exigência de escolaridade (mínima): Ensino fundamental II incompleto
Habilitação: Compreende e usa expressões familiares e cotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Apresenta-se e apresenta a outros. Faz perguntas e dá respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Comunica-se na língua inglesa de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.

Curso: INSTALADOR E REPARADOR DE REDES DE COMPUTADORES
Eixo tecnológico: Comunicação e Informação
Exigência de escolaridade (mínima): Ensino fundamental completo
Habilitação: Instala e realiza manutenção em infraestrutura física, sistemas operacionais cliente e equipamentos ativos de rede. Trabalha sob supervisão técnica, seguindo normas e procedimentos de qualidade, segurança, saúde e preservação ambiental.

Curso: OPERADOR DE COMPUTADOR
Eixo tecnológico: Comunicação e Informação
Exigência de escolaridade (mínima): Ensino fundamental II incompleto
Habilitação: Instala, configura e opera sistemas operacionais cliente, aplicativos de escritório e periféricos. Organiza entrada e saída de dados em sistemas de informação, conforme procedimentos técnicos de qualidade e atento às normas e políticas de segurança da informação e de respeito à propriedade intelectual.

Curso: PESCADOR PROFISSIONAL
Habilitação: Exerce a pesca profissional, utilizando as técnicas adequadas e observando as normas ambientais vigentes.

Curso: PROMOTOR DE VENDAS
Exigência de escolaridade (mínima): Ensino fundamental II incompleto
Habilitação: Organiza equipes de trabalho. Impulsiona ações de vendas. Pesquisa produtos e serviços da concorrência. Controla e subsidia as ações de promoção das vendas nos PDVs. Expõe mercadorias. Faz reposição de mercadorias. Elabora relatório de vendas, promoções, demonstrações e pesquisa de preços. Informa características dos produtos. Executa ações de merchandising nos pontos de venda.

Curso: RECEPCIONISTA