Curso: AVICULTOR
Habilitação: Gerencia o empreendimento. Maneja a criação extensiva e confinada de aves. Controla a condição sanitária dos animais. Controla a qualidade da alimentação e da produção. Controla a qualidade dos produtos derivados. Programa logística e transporte necessários. Aplica a legislação para a produção e bem-estar animal. Preserva o meio ambiente e observa a legislação sanitária e ambiental.

Curso: AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS
Exigência de escolaridade (mínima): Ensino fundamental completo
Habilitação: Atua na vigilância, prevenção, controle de doenças e promoção da saúde, em conformidade com as diretrizes do SUS e sob a supervisão do órgão gestor, zelando pela manutenção da saúde coletiva.

Curso: AGENTE DE LIMPEZA URBANA
Exigência de escolaridade (mínima): Ensino fundamental completo
Habilitação: Executa serviços operacionais de coleta de resíduos sólidos domiciliares, seletivos, serviços de saúde e especiais, para transporte e destinação final, observando as normas técnicas, qualidade, trabalho em equipe, segurança e preservação do meio ambiente.

Curso: AGRICULTOR FAMILIAR
Habilitação: Produz em propriedades rurais de pequeno e médio porte. Envolve a família na produção, produz para a merenda escolar. Analisa as redes sociais e econômicas que garantem a sustentabilidade do pequeno produtor no meio rural.

Curso: ALMOXARIFE
Exigência de escolaridade (mínima): Ensino médio incompleto
Habilitação: Programa e controla o recebimento de materiais mediante documentação fiscal do inventário físico. Armazena materiais, mantendo atualizados os registros de localização no almoxarifado, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Curso: ARRUMADOR E CONFERENTE DE CARGAS
Eixo tecnológico: Infraestrutura
Exigência de escolaridade (mínima): Ensino fundamental completo
Habilitação: Confere cargas e verifica documentação. Arruma a carga no veículo, preenche relatórios, guias, boletins, plano de carga e recibos. Controla movimentação de carga e descarga nos armazéns, terminais rodoviários de carga e descarga do veículo.

Curso: AUXILIAR DE PESSOAL
Exigência de escolaridade (mínima): Ensino médio incompleto
Habilitação: Realiza atividades de apoio à administração de pessoal em processos como controle de jornada de trabalho e pagamento de encargos sociais, 13º salário, férias e rescisão de contrato. Prepara, organiza, solicita e emite documentos e processos de acordo com a legislação trabalhista. Organiza informações cadastrais dos empregados.

Curso: AUXILIAR TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
Exigência de escolaridade (mínima): Ensino fundamental II incompleto
Habilitação: Atua em propriedades rurais no apoio à produção agropecuária. Executa programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial. Executa atividades de tratos culturais e manejo animal.

Curso: CRIADOR DE PEIXES EM TANQUE REDE
Habilitação: Atua na criação de peixes em tanque rede, fornecendo a alimentação, monitorando a intervindo na manutenção dos níveis ideais dos parâmetros do ambiente de produção. Opera sistemas de manutenção do nível da água e auxilia na captura dos peixes.

Curso: CRIADOR DE PEIXES EM VIVEIROS ESCAVADOS
Habilitação: Atua na criação de peixes em viveiros escavados. Calcula e fornece alimentação, monitora e intervém na manutenção dos níveis ideais dos parâmetros do ambiente de produção, opera sistemas de controle de manutenção do nível da água, auxilia na captura dos peixes.

Curso: CUIDADOR INFANTIL
Exigência de escolaridade (mínima): Ensino fundamental completo
Habilitação: Cuida da higiene, conforto e alimentação da criança. Observa possíveis alterações no estado geral da criança. Zela pela integridade física, presta primeiros socorros e promove atividades lúdicas e de entretenimento.

Curso: ORGANIZADOR DE EVENTOS
Eixo tecnológico: Turismo, Hospitalidade e Lazer
Exigência de escolaridade (mínima): Ensino médio completo
Habilitação: Planeja, organiza, executa e avalia eventos sociais tais como casamentos, aniversários, bodas, dentre outros, respeitando medidas de segurança e atuando com responsabilidade socioambiental.

Curso: PISCICULTOR
Habilitação: Identifica as várias espécies de peixes cultivados e as características de cada cultivo. Calcula e fornece alimentação adequada ao sustento dos peixes. Monitora e intervém nos níveis e parâmetros da água. Executa captura dos peixes.

Curso: VENDEDOR
Exigência de escolaridade (mínima): Ensino fundamental completo
Habilitação: Apresenta os produtos e serviços da empresa, os quais conhece em profundidade. Identifica os tipos de cliente. Negocia e argumenta com o cliente. Prepara mercadorias para venda. Apoia e presta serviços ao cliente. Demonstra produtos. Executa a venda e a pós-venda. Expõe mercadorias no ponto de venda. Registra a entrada e a saída de mercadorias.

Curso: VIVEIRICULTOR
Habilitação: Seleciona e propaga espécies, variedades e local de produção de mudas em geral. Realiza manejo, trato cultural e tratamentos fitossanitários da produção. Prepara solo e substratos para o plantio. Planta, colhe e supervisiona o trabalho de colheita e armazenagem. Implanta infraestrutura e comercializa a produção.