Curso: AUXILIAR TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
Exigência de escolaridade (mínima): Ensino fundamental II incompleto
Habilitação: Atua em propriedades rurais no apoio à produção agropecuária. Executa programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial. Executa atividades de tratos culturais e manejo animal.

Curso: AVICULTOR
Habilitação: Gerencia o empreendimento. Maneja a criação extensiva e confinada de aves. Controla a condição sanitária dos animais. Controla a qualidade da alimentação e da produção. Controla a qualidade dos produtos derivados. Programa logística e transporte necessários. Aplica a legislação para a produção e bem-estar animal. Preserva o meio ambiente e observa a legislação sanitária e ambiental.

Curso: CAMAREIRA EM MEIOS DE HOSPEDAGEM
Eixo tecnológico: Turismo, Hospitalidade e Lazer
Exigência de escolaridade (mínima): Ensino fundamental completo
Habilitação: Executa os procedimentos operacionais de limpeza, higienização, arrumação, vistoria, reposição dos materiais das unidades habitacionais, considerando os aspectos da hospitalidade, higiene, sustentabilidade ambiental, relação interpessoal e identidade profissional nas empresas de hospedagem.

Curso: FRUTICULTOR
Habilitação: Gerencia a atividade produtiva de frutas. Maneja a fertilidade do solo. Seleciona e/ou produz insumos (mudas, fertilizantes, defensivos, etc.). Implanta e maneja pomares com qualidade. Opera máquinas e implementos agrícolas. Segue a legislação para produção e comercialização das frutas, as normas sanitárias e os procedimentos de segurança no trabalho.

Curso: INSTALADOR E REPARADOR DE REDES DE COMPUTADORES
Eixo tecnológico: Comunicação e Informação
Exigência de escolaridade (mínima): Ensino fundamental completo
Habilitação: Instala e realiza manutenção em infraestrutura física, sistemas operacionais cliente e equipamentos ativos de rede. Trabalha sob supervisão técnica, seguindo normas e procedimentos de qualidade, segurança, saúde e preservação ambiental.

Curso: ORGANIZADOR DE EVENTOS
Eixo tecnológico: Turismo, Hospitalidade e Lazer
Exigência de escolaridade (mínima): Ensino médio completo
Habilitação: Planeja, organiza, executa e avalia eventos sociais tais como casamentos, aniversários, bodas, dentre outros, respeitando medidas de segurança e atuando com responsabilidade socioambiental.

Curso: PISCICULTOR
Habilitação: Identifica as várias espécies de peixes cultivados e as características de cada cultivo. Calcula e fornece alimentação adequada ao sustento dos peixes. Monitora e intervém nos níveis e parâmetros da água. Executa captura dos peixes.

Curso: PREPARADOR DE DOCES E CONSERVAS
Eixo tecnológico: Produção Alimentícia
Habilitação: Prepara doces, conservas, compotas de frutas regionais e comerciais, visando o aproveitamento da produção da agricultura família, agregação de valor e comercialização do produto.

Curso: TRATORISTA AGRÍCOLA
Exigência de escolaridade (mínima): Ensino fundamental completo
Habilitação: Opera, ajusta e prepara máquinas e implementos agrícolas. Realiza a manutenção em primeiro nível de máquinas e implementos. Emprega medidas de segurança e auxilia no planejamento do processo de produção.

Curso: VENDEDOR
Eixo tecnológico: Gestão e Negócios
Exigência de escolaridade (mínima): Ensino fundamental completo
Habilitação: Apresenta os produtos e serviços da empresa, os quais conhece em profundidade. Identifica os tipos de cliente. Negocia e argumenta com o cliente. Prepara mercadorias para venda. Apoia e presta serviços ao cliente. Demonstra produtos. Executa a venda e a pós-venda. Expõe mercadorias no ponto de venda. Registra a entrada e a saída de mercadorias.