Curso: AGRICULTOR FAMILIAR
Habilitação: Produz em propriedades rurais de pequeno e médio porte. Envolve a família na produção, produz para a merenda escolar. Analisa as redes sociais e econômicas que garantem a sustentabilidade do pequeno produtor no meio rural.

Curso: FRUTICULTOR
Habilitação: Gerencia a atividade produtiva de frutas. Maneja a fertilidade do solo. Seleciona e/ou produz insumos (mudas, fertilizantes, defensivos, etc.). Implanta e maneja pomares com qualidade. Opera máquinas e implementos agrícolas. Segue a legislação para produção e comercialização das frutas, as normas sanitárias e os procedimentos de segurança no trabalho.

Curso: HORTICULTOR ORGÂNICO
Habilitação: Executa o tratamento do solo, a produção de mudas, o transplante, os tratos culturais e a colheita e comercialização de talos, folhas e flores. Planeja a logística, comercializa e produz legumes, talos, folhas, raízes, bulbos, tubérculos e prepara o lugar para o plantio de mudas e sementes. Controla pragas e efetua tratos culturais sustentáveis.

Curso: PISCICULTOR
Habilitação: Identifica as várias espécies de peixes cultivados e as características de cada cultivo. Calcula e fornece alimentação adequada ao sustento dos peixes. Monitora e intervém nos níveis e parâmetros da água. Executa captura dos peixes.

Curso: VENDEDOR
Eixo tecnológico: Gestão e Negócios
Exigência de escolaridade (mínima): Ensino fundamental completo
Habilitação: Apresenta os produtos e serviços da empresa, os quais conhece em profundidade. Identifica os tipos de cliente. Negocia e argumenta com o cliente. Prepara mercadorias para venda. Apoia e presta serviços ao cliente. Demonstra produtos. Executa a venda e a pós-venda. Expõe mercadorias no ponto de venda. Registra a entrada e a saída de mercadorias.

Curso: VIVEIRICULTOR
Habilitação: Seleciona e propaga espécies, variedades e local de produção de mudas em geral. Realiza manejo, trato cultural e tratamentos fitossanitários da produção. Prepara solo e substratos para o plantio. Planta, colhe e supervisiona o trabalho de colheita e armazenagem. Implanta infraestrutura e comercializa a produção.