IFAC realiza certificação dos cursos do Pronatec em Sena Madureira

O Instituto Federal do Acre certificou 295 alunos que concluíram 12 cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Sena Madureira.

Os cursos beneficiaram as comunidades da zona rural, com o Pronatec/Campo, as mulheres em situação de vulnerabilidade social, com o Pronatec/Mulheres Mil e os servidores do Instituto, com o Pronatec/Serviços Públicos.

No Pronatec/Campo foram ofertados os cursos de Viveiricultor, Operador de beneficiamento de pescado, Inseminador artificial de animais, Identificador florestal, Horticultor orgânico, Criador de peixes em viveiros escavados e Avicultor. Para as turmas formadas apenas por mulheres foram ministrados os cursos de Vendedor, Recepcionista, Cuidador infantil e Cuidador de idoso. Já os servidores concluíram o curso de Inglês Básico.

A cerimônia de certificação ocorreu na terça-feira, 30, no auditório da escola Dom Júlio Mattioli, no município. Na mesa de honra estiveram a reitora do IFAC, prof.ª Rosana Cavalcante dos Santos, a diretora sistêmica de Programas Especiais, Jailene Soares, a coordenadora adjunta do Pronatec/Mulheres Mil, Marcelle Araújo, o prefeito Mano Rufino e a representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Fátima Duque. A coordenadora Geral do Pronatec, Alcilene Alves, também acompanhou a entrega dos certificados.

mesa de honra

O auditório lotado foi motivo de muitos elogios da equipe de coordenação. “De todas as certificações que acompanhei nesse período essa foi a de maior quantidade de alunos presentes. Auditório lotado é sinal do compromisso desses alunos com a capacitação e do engajamento da equipe em fazer a articulação. Estou muito feliz com o resultado do Pronatec, em especial, com o executado aqui em Sena Madureira e já adianto que devemos formar novas turmas neste ano. A previsão é que os cursos iniciem em Agosto. Sem falar no projeto de possibilitar que o aluno que fez um curso FIC possa fazer o técnico na mesma área”, destacou a diretora sistêmica de Programas Especiais, Jailene Soares.

A reitora, prof.ª Rosana Cavalcante dos Santos, aproveitou a oportunidade para reafirmar o compromisso pessoal com o Câmpus onde foi professora. “Eu sou egressa desse Câmpus, o compromisso é mais que profissional, afinal conheço a realidade que vocês enfrentam aqui. Mas já temos boas notícias. A obra do Câmpus será retomada. O IFAM já respondeu as minhas solicitações e vai abrir um novo processo licitatório”, anunciou a reitora.

Fátima Duque, representante do MDA, agradeceu a parceria e o compromisso com que o IFAC executa os cursos demandados. “O compromisso do MDA é com o desenvolvimento do município e é por isso que mantemos a parceria com o IFAC. Para levar capacitação a comunidade e dar mecanismos para que consigam melhorar de vida. Estamos felizes com a resposta que vocês têm dado as ações do MDA, sempre participando”, concluiu Fátima.

Os cursos encerraram, mas o conhecimento segue com os alunos. A turma de Avicultor conseguiu materializar o conhecimento adquirido nas aulas de “Sistema de Criação e Instalação” com a construção de um galpão ecológico na propriedade da senhora Maria José, aluna do curso. O galpão construído com insumos da natureza quase não gerou custo e é abrigo para a criação de frangos de corte em sistema de criação semi-intensivo.

prática sena aves