Ministério da Pesca e IFAC tratam a expansão de parcerias

Visando ampliar as ações de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal do Acre na área da Pesca e Aquicultura, a reitora se reuniu esta semana com o novo superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura no Acre, Sami Pinheiro de Moura.

A diretora Sistêmica de Programas Especiais, Jailene Soares, a coordenadora Geral do Pronatec pelo IFAC, Profª Alcilene Alves, e o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Prof. Pedro Plese, acompanharam o encontro numa avaliação histórica sobre a participação do Instituto na formação do setor no Estado e a necessidade de melhorar e avançar proposições.

O Instituto Federal possui hoje dois laboratórios móveis de Processamento de Pescado, sendo um que atende a regional do Baixo Acre (Câmpus Avançado Baixada do Sol) e outro no Vale do Juruá (Câmpus Cruzeiro do Sul).  O IFAC também abriga a Unidade 8 do Núcleo de Pesquisa Aplicada em Pesca e Aquicultura (NUPA). Os Câmpus Baixada do Sol e Cruzeiro do Sul possuem cursos técnicos de Aquicultura na modalidade subsequente e pelo PRONATEC o IFAC tem oferecido vários cursos de formação inicial e continuada (FICs) da área em todas as regionais do Estado. Profissionais do Ministério da Pesca e Aquicultura já iniciaram encontro com a equipe do Programa para os ajustes nos Planos Pedagógicos de Cursos (PPCs) e também estudo para que comunidades de pescadores recebam este ano cursos pelo Programa Mulheres Mil.

Ficou acordado ainda com o MPA e o IFAC um termo de cooperação para fortalecimento do NUPA e o estudo sobre uma ação específica de extensão tecnológica na regional de Tarauacá-Envira.