Cursos do Pronatec fomentam empreendedorismo rural

José de Souza é um bom exemplo de como a formação profissional pode mudar vidas. O pequeno produtor do Polo Agroflorestal Elias Moreira, no município de Sena Madureira, quilômetro 6 da Estrada Xiburema, decidiu estudar aos 65 anos de idade. Matriculou-se no curso de Avicultor.

O curso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo (Pronatec/Campo), foi ofertado pelo Instituto Federal do Acre (IFAC), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, no início do ano passado na comunidade onde o produtor mora.

Já durante o curso, seu José resolveu, com as orientações do professor, montar um galpão para aves. Com uma pequena reserva de recursos próprios e a economia que fez com os R$550,00 que recebeu de bolsa para auxílio da alimentação e transporte ele comprou 350 pintinhos e um pouco de ração, iniciando seu próprio aviário.

Em poucos meses, seu José recuperou o investimento. Sua primeira venda foi regularizada pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo, e repassada para escolas da região. O lucro ele já reinvestiu e hoje abastece o comércio de Sena Madureira com suas aves.

Antes de fazer o curso de avicultor, seu José vivia da venda de um pouco de milho, cheiro verde e cupuaçu. “O curso deu um outro rumo em minha vida, uma outra visão. Aprendi boas técnicas que proporcionaram uma melhor criação de aves. E irei carregar isso por toda minha vida. Planejo e pretendo dar continuidade na criação”, contou.

Para o coordenador adjunto do Pronatec no Vale do Purus, Cleudo Farias, é imensa a satisfação de ver que um ex-aluno do Programa absorveu o conhecimento e aplicou de forma eficaz, abrindo seu próprio negócio. “Certamente era só esse incentivo que ele precisava e o Pronatec, com profissionais qualificados, deu essa oportunidade", comentou.