Aviso

Simple Image Gallery Pro Notice: Joomla!'s /cache folder is not writable. Please correct this folder's permissions, clear your site's cache and retry.
IFAC leva curso do Pronatec a comunidade Paraná dos Moura

Comunidade fica a 160 km de Cruzeiro do Sul. Professores viajam 40 min de carro e depois enfrentam quase duas horas de voadeira para dar aulas.

Nesse período de muita chuva, o chamado Inverno Amazônico, o acesso a comunidade Paraná dos Moura só é possível de barco. Só no verão, é possível chegar por estrada de terra, o Ramal Foz do Paraná, já no município de Rodrigues Alves.

A distância entre a cidade de Cruzeiro do Sul, onde fica a unidade do Pronatec/IFAC, e a Comunidade é de 160km. Mas, isso não desanima a equipe do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), desenvolvido pelo Instituto Federal do Acre (IFAC). O curso de Fruticultor já está em andamento, graças também a parceria com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que ajuda com o transporte das equipes.

A professora Patrícia Marques foi a primeira a dar aulas a turma de Paraná dos Moura. Ela ministrou as disciplinas de “Relações Interpessoais, Ética e Cidadania” e “Empreendedorismo, Associativismo e Cooperativismo”. Ela viajou 40 minutos de carro até Rodrigues Alves, onde subiu num barco movido a motor, a famosa voadeira, e enfrentou quase duas horas sob às Águas do rio Juruá. Por causa da distância, da dificuldade de acesso, a professora precisou ficar duas semanas na Comunidade.

“Saí de casa, fiz todo esse percurso, mas quando cheguei aqui fui recebida pelos 20 alunos que estavam inscritos no curso. Isso já é gratificante e mostra como eles estão sedentos de conhecimento”, relatou a professora.

Os moradores de Paraná dos Moura vivem praticamente isolados da vida urbana. E um aspecto muito prejudicado por este fator é a educação. A comunidade até dispõe de uma escola, mas a estrutura física não é garantia de uma boa aprendizagem.

Por isso, um dos desafios dos professores do Pronatec/IFAC é fazer com que os conteúdos dos cursos sejam, de verdade, fixados pelos alunos.

A professora Patrícia criou estratégias para fazer os alunos entenderem o que precisavam para aplicar o conhecimento na vida. “Procurei fazer atividades em grupo para facilitar o aprendizado e para que desenvolvessem o sentimento de equipe mesmo, conceito inserido nas disciplinas que ministrei”, explicou.

Patrícia já está de volta a Cruzeiro do Sul. Agora, outro professor será enviado a Comunidade Paraná dos Moura para dar continuidade ao curso de Fruticultor. Mas, Patrícia já sabe o que vai passar ao colega de trabalho.

“O que mais impressionou foi a vontade que eles têm de aprender. É claro que não é fácil a gente sair do cantinho da gente, passar duas semanas longe, mas o esforço e dedicação deles faz a gente esquecer esse tipo de coisa. Eu espero ter contribuído de verdade para melhorar a qualidade de vida dessa comunidade que vive praticamente isolada”, disse a professora.

{gallery}195{/gallery}