Aviso

Simple Image Gallery Pro Notice: Joomla!'s /cache folder is not writable. Please correct this folder's permissions, clear your site's cache and retry.
IFAC realiza aulas inaugurais do Pronatec no Alto Acre

O Instituto Federal do Acre (IFAC) iniciou 10 cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em comunidades dos municípios de Assis Brasil, Brasileia e Xapuri. Início marcado pela realização das aulas inaugurais na primeira quinzena de janeiro.

Em Assis Brasil, a comunidade do Ramal da Preguiça foi a contemplada. As aulas do curso de Piscicultor começaram no dia 09 de janeiro e beneficiam uma turma de 20 alunos.

Já em Brasiléia, 40 alunos começaram cursos do Pronatec. Todos moradores de comunidades formadas dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes. A comunidade Filipina, por exemplo, recebeu o curso de Beneficiador de Produtos Extrativistas. Outra comunidade com nome curioso, na RESEX, é a “Pinda”, essa foi contemplada pelo curso de Açaicultor.

Mas o município do Alto Acre que mais tem cursos do Pronatec nesta etapa do Programa é Xapuri. A princesinha do Acre, como é conhecida a cidade, tem turmas nos cursos de Agricultor Florestal, Agricultor Orgânico e Identificador Florestal. O primeiro é ofertado na Comunidade Nova Vida e os outros dois capacitam moradores da Comunidade Rio Branco.

As mulheres de Xapuri receberam uma atenção especial do Pronatec com o “Mulheres Mil”, ramificação do Programa que atende o público feminino em situação de vulnerabilidade social. Para esse grupo foram direcionados os cursos de Confeccionador de bolsa em Tecido e Artesão de Pintura em Tecido.

Só em Xapuri, as turmas reúnem 100 alunos em processo de capacitação para o mercado de trabalho, através dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ofertados pelo Pronatec.

{gallery}196{/gallery}