Aviso

Simple Image Gallery Pro Notice: Joomla!'s /cache folder is not writable. Please correct this folder's permissions, clear your site's cache and retry.
IFAC inicia aulas de sete cursos do Pronatec na Reserva Cazumbá Iracema

O fim de semana foi cheio para as equipes do Instituto Federal do Acre (IFAC), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e da Prefeitura de Sena Madureira. A comitiva embarcou para a Reserva Extrativista Cazumbá Iracema no sábado, 30, para dois dias de aulas inaugurais dos novos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O IFAC, com a ajuda dos parceiros, iniciou as aulas de sete cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em quatro comunidades da RESEX. A primeira a ser visitada pelas equipes foi a comunidade Guarani, onde o Instituto abriu as atividades do curso de Avicultor.

Na comunidade Iracema, o curso iniciado foi o de Agricultor Agroflorestal e na “Cuidado” foram os de Apicultor e Auxiliar em Agroecologia. Cada turma com 20 alunos.

A comunidade que foi contemplada com mais cursos foi a Associação do Cazumbá. Ao todo são 60 alunos, divididos entre as turmas de Beneficiador de Produtos Extrativistas, Fruticultor e Açaicultor.

Além de começarem as aulas, os 140 alunos contemplados na Reserva receberam os kits com farda e material de higiene pessoal durante as cerimônias que marcaram o início das aulas nas comunidades.

A coordenadora geral do Pronatec/Ifac, Alcilene Alves, o coordenador adjunto na regional Vale do Purus, Cleudo Farias, e os demais servidores do IFAC, foram acompanhados de autoridades para a realização dessas aulas inaugurais. Entre elas, o prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, a secretária de Educação do município, Vanda Mota, o secretário de produção Adevaldo Rodrigues, mais conhecido como “Boa Ideia”, o presidente da Associação Cazumbá Iracema, Aldeci Cirqueira Maia, famoso “Seu Nenzinho” e o chefe da Reserva Tiago Juruá.

A coordenadora geral do Programa desenvolvido pelo IFAC ressaltou a satisfação de viver mais esse momento do Pronatec nas comunidades de difícil acesso. “Graças a preocupação do Governo Federal em dar continuidade a esse projeto, a nossa parceria com o ICMbio e também o apoio, em diversos momentos, da prefeitura de Sena, que essa não é a primeira vez que ofertamos capacitação a essas comunidades. O bom é que o Pronatec/Campo deu certo e nós continuamos. Estivemos, mais uma vez, abrindo novas turmas, vendo mais pessoas que vivem praticamente isoladas do universo urbano com a oportunidade de receberem conhecimento, capacitação profissional”, finalizou Alcilene.

{gallery}202{/gallery}