Indígenas vivem primeira experiência como professores do Pronatec nas aldeias

Josimar Pedrosa da Silva Katukina, filho de João Rosa da Silva Katukina e Maria José Pedrosa Katukina. A raiz é só mais um motivo para Josimar saber a importância da educação ser levada até os povos indígenas. Ele concluiu o ensino médio em uma escola instalada na aldeia onde nasceu e isso abriu o caminho para que ele pudesse fazer o curso de “Agente de Saúde Indígena” e ter uma profissão.

Depois de certificado, Josimar atuou como agente de saúde na aldeia e também como professor do ensino básico na escola onde estudou. E agora, pela primeira vez, atua na qualificação profissional.

Josimar é professor do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A primeira experiência no Programa foi na aldeia dele, a aldeia Katukina. Ministrou a disciplina “Saúde e Segurança no trabalho” para a turma do curso de Agricultor Florestal.

“A minha experiência foi ótima!! Foi a primeira vez que trabalhei com o Pronatec e os alunos demonstraram aproveitamento das aulas e isso é maravilhoso. Poder compartilhar o que aprendi com o meu povo e aprender mais ainda com eles é muito importante”, destacou Josimar.

O curso de Agricultor Florestal beneficia 20 alunos indígenas na aldeia Katukina, localizada na BR-364, há 50 minutos do município de Cruzeiro do Sul. Curso ofertado, também, graças a ajuda de parceiros, é o que destacou a coordenadora adjunta do Pronatec na regional Vale do Juruá, Aline Araújo.

“A Fundação Nacional do Índio, a FUNAI e a Organização dos professores indígenas do Acre, a Opiac, são as nossas principas parceiras. Temos muito a agradecer a essas duas instituições. Eles participaram conosco na elaboração dos Ppcs. Tem nos apoiado com a logística de visita às aldeias. Ajudaram nas inscrições dos alunos. Divulgaram o edital indígena para selecionarmos os profissionais. Enfim, eles abriram caminho para o bom andamento da execução dos cursos. Somos uma grande equipe, Pronatec/Ifac, Funai e Opiac. Estamos juntos para que um trabalho de excelência seja desenvolvido nas aldeias”, completou a coordenadora.

O próximo passo é a continuidade do curso. Josimar já encerrou a carga horária da disciplina dele e agora quem assume é o também Katukina Carlos Petronio de Souza Queiroz. Ele assume a turma de Agricultor Florestal para ministrar a disciplina de “Diagnóstico e planejamento de plantio”.

“O curso é muito importante para eles e para mim também!! Também nunca dei aulas de qualificação profissional na minha comunidade. Tenho certeza que será um aprendizado mútuo”, finalizou o professor.