Aviso

Simple Image Gallery Pro Notice: Joomla!'s /cache folder is not writable. Please correct this folder's permissions, clear your site's cache and retry.
Campus Rio Branco capacita 180 pessoas com o Pronatec/Serviços Públicos

Eneias editadaO Engenheiro Civil Enéias Marques Júnior, lotado na diretoria de obras do Instituto Federal do Acre (IFAC), decidiu fazer o curso de Libras no Câmpus Rio Branco. “Minha irmã já domina a Língua Brasileira de Sinais e eu sempre admirei isso. Daí, vi que o Instituto ofertava esse curso com vagas prioritárias para os servidores e decidi tirar um tempinho para fazer. É uma oportunidade de conhecer outra língua, outro universo e ampliar as relações dentro e fora da instituição”, disse o servidor.

O curso de Libras é um dos que o IFAC oferta no Câmpus Rio Branco, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade Serviços Públicos, que prioriza o público formado por servidores do Instituto e das demais instituições federais, estaduais e municipais. O câmpus, localizado no bairro Xavier Maia, também oferta os cursos de Programador web, Programador de sistemas, Auxiliar de arquivo, Operador de computador, Operador de editoração eletrônica, Auxiliar de biblioteca e Desenvolvedor de aplicativos para mídias digitais. As oito turmas reúnem 180 alunos.

A bacharel em Direito, Edineide Pimentel, também servidora do IFAC, lotada na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas optou pelo curso de Operador de Computador. “Preferi fazer esse porque a gente utiliza muito a informática no nosso trabalho, principalmente, o Excel. Muita coisa mudou desde que fiz o último curso nessa área e as aulas já estão me ajudando no trabalho que desempenho no IFAC”, concluiu a servidora.

Apesar de priorizar os servidores do IFAC, das demais instituições federais, estaduais e municipais, respectivamente, os oito cursos do Pronatec/Serviços Públicos ofertados no Câmpus Rio Branco também beneficiam pessoas da comunidade e beneficiários do INSS.

Silvia Araújo é administradora de formação, mas está desempregada e viu no curso uma oportunidade de melhorar o currículo. “Creio que ao fazer cursos como esse amplio as minhas possibilidades de retornar ao mercado de trabalho. Já fui secretária, trabalhei em outras áreas, mas estou desempregada e quero voltar a trabalhar. Já aprendi muita coisa aqui e tenho certeza que isso vai me ajudar”, finalizou a aluna.

silvia editada

A estrutura acessível do Câmpus Rio Branco, facilita a mobilidade do Felipe Araújo Dias Couto, de 27 anos. Ele é cadeirante, beneficiário do INSS e faz o curso de Programador de Sistemas. “Essa já é minha área, sou formado em Administração e Tecnologia da Informação e o curso está me ajudando a lembrar algumas coisas e aprender outras, afinal, a tecnologia muda toda hora”, disse.

Em Rio Branco, o IFAC também oferta cursos do Pronatec/Serviços Públicos no Campus avançado Baixada do Sol. Nessa unidade, são 60 alunos divididos entre os cursos de Inglês Básico, Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Organizador de Eventos.

A supervisora dos cursos do Pronatec/Serviços Públicos na regional Baixo Acre, Helenilda Holanda acompanha o trabalho dos professores e está sempre em contato com os alunos. “O feedback dos alunos é muito bom. Temos bons professores e já vemos que os alunos aproveitam o que aprendem aqui nas suas atividades diárias. O que nos deixa muito felizes, eu e toda a equipe que está empenhada para que os cursos sejam desenvolvidos com qualidade”, finalizou a supervisora.

{gallery}214{/gallery}