Aviso

Simple Image Gallery Pro Notice: Joomla!'s /cache folder is not writable. Please correct this folder's permissions, clear your site's cache and retry.
Turma de “Auxiliar de Biblioteca” visita Biblioteca Central da UFAC

Nesta terça-feira, 23 de fevereiro, os alunos do curso de Auxiliar de Biblioteca, ofertado pelo Câmpus Rio Branco do Instituto Federal do Acre (IFAC), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade Serviços Públicos, visitaram a Biblioteca Central da Universidade Federal do Acre (UFAC).

A visita foi guiada pelas bibliotecárias da UFAC, Alana e Socorro. Elas apresentaram a estrutura da biblioteca, como tudo é organizado e o que é feito até os livros irem para as prateleiras, como, o processamento técnico, o sistema de catalogação e de segurança. Depois de tudo isso o acervo fica à disposição dos alunos e os funcionários precisam dominar o sistema de empréstimo, devolução e renovação de empréstimo dos livros, processos que a turma também conheceu.

galeria editad

Socorro Cordeiro ficou feliz com a visita dos alunos do IFAC. “Eu expliquei o que é feito assim que os livros chegam a Biblioteca. Verificamos se é compra, doação ou reposição, tiramos as informações dos livros, como escritores, palavras chave, carimbamos, etiquetamos, enfim... é o que chamamos de processamento técnico. Mostrei tudo para a turma e gostei muito de tê-los aqui. Essas visitas não são comuns até porque o Estado ainda é carente de cursos nessa área. Espero que eles se formem logo para termos mais pessoas capacitadas nos ajudando no exercício da função”, concluiu a bibliotecária.

A Biblioteca Central da UFAC tem um acervo de mais de 50 mil livros, número que cresce mensalmente porque o espaço recebe novas bibliografias. Fato que encantou ainda mais a aluna Suellen Cristina, servidora do IFAC. “Isso aqui é um sonho para nós do IFAC. E eu já propus ao nosso professor que no final do curso a turma faça a catalogação do acervo do Campus Rio Branco. Será um resultado que vai beneficiar a nossa instituição. E eu também vou aproveitar para organizar os meus livros mesmo. Tenho muitos livros em casa e o que eu estou aprendendo aqui já vai me ajudar com esse acervo pessoal”, declarou a servidora.

A aula prática foi acompanhada também pelo professor Mizael Fernandes e pela supervisora dos cursos do Pronatec/Serviços Públicos na regional Baixo Acre, Helenilda Holanda. O professor avaliou a ação. “Pensei em aulas como essas desde que iniciei o trabalho com a turma. E agora comprovo que foi uma ótima ideia. A turma viu na prática o que discutimos na sala de aula, questionaram as bibliotecárias, tiraram as dúvidas de como tudo ocorre de verdade. A aula foi muito proveitosa e não posso deixar de agradecer a direção da Biblioteca Central, na pessoa da Viviane, que abriu as portas para nós aqui”, finalizou o professor.

{gallery}215{/gallery}