Aviso

Simple Image Gallery Pro Notice: Joomla!'s /cache folder is not writable. Please correct this folder's permissions, clear your site's cache and retry.
Exposição faz parte da programação do “Mês da Mulher” do Pronatec

O Dia Internacional da Mulher é 8 de março, mas as atividades comemorativas no Instituto Federal do Acre (Ifac) duram o mês inteiro. Sem falar nas ações voltadas para “elas” que fazem parte do dia-a-dia do Instituto, como o Pronatec Mulheres Mil, programa que capacita mulheres em situação de vulnerabilidade social para facilitar a inserção “delas” no Mercado de Trabalho. E foi justamente a coordenação desse programa que elaborou uma programação voltada para o público feminino do Ifac nesse “mês rosa”.

A exposição “Toda Mulher é ...” faz parte desse cronograma de atividades. Ela está montada no roll de entrada do Campus Rio Branco, no bairro Xavier Maia. As obras são assinadas apenas por mulheres e retratam momentos, detalhes, emoções comuns no universo feminino.

“Curadora e artista plástica com obras na exposição, a coordenadora adjunta do Pronatec Mulheres Mil, Mariete Buriti, falou um pouco sobre as telas. Toda mulher é... o que ela quiser ser!! Por isso as obras trazem um pouco do que faz parte do universo feminino. Cada artista contribuiu com o seu olhar sobre esse universo. São 11 telas, quatro delas assinadas por mim e as outras são contribuições das artistas plásticas Fátima Cordeiro, Heide Gernifer e Rosilene Nobre”, explicou a coordenadora.

A exposição fica no Campus Rio Branco até o último dia do mês de março. Além disso, já foram realizadas palestras e atividades culturais em Rio Branco e nos municípios do interior do Estado.

O Campus Rio Branco recebeu a Dra. Margarete Edul Prado que palestrou sobre o trabalho do Núcleo de Estudos de Gênero da Amazônia (NEGA), da UFAC e as psicólogas da Vara de Proteção a Mulher, Cleudina Ribeiro e Ane Kely Feitosa. As duas esclareceram tudo sobre violência contra a mulher e como procurar ajuda na palestra “Mulher não se cale! ”.

A programação também já teve a contribuição da servidora Maria Cecília Ugalde, lotada na Assessoria de Comunicação. A servidora também é secretária geral da Academia dos Poetas Acreanos e foi com poesia que ela homenageou todas as mulheres do Instituto.

Em Cruzeiro do Sul, as atividades envolvem as mulheres das comunidades extrativistas com palestras e exposições do que produziram durante os cursos. As alunas do Pronatec em Cruzeiro do Sul também participam da Jornada da Mulher da Prefeitura. Palestras, atividades dirigidas e atendimento de saúde fazem parte da programação.

Nesta terça-feira, 15, as alunas de Tarauacá receberam lembrancinhas e participaram de comes e bebes. Por lá, também teve a abertura da exposição de fotos organizada pelos alunos do curso de Operador de Câmera que vai até o dia 20.

No próximo dia 28, as alunas do Pronatec Mulheres Mil em Tarauacá visitarão a aldeia Pinuya. A proposta é promover o intercâmbio cultural entre as mulheres que vivem rotinas tão diferentes.

{gallery}222{/gallery}