Alunos e servidores do Ifac Sena Madureira assistem a palestra sobre prevenção de câncer de mama e colo de útero

Discentes do curso de Assistente de Crédito e Cobrança do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Mulheres Mil, ofertado pelo Instituto Federal do Acre (Ifac) em Sena Madureira assistiram a uma palestra sobre prevenção de câncer de mama e colo de útero no dia 09 de março. A atividade organizada pela Coordenação do Mulheres Mil também teve a participação de alunos de outros cursos e servidores do Campus Sena Madureira.

De acordo com a orientadora social do Pronatec/Mulheres Mil, Marcelle Araújo “em alusão ao Dia internacional da Mulher, a palestra foi planejada com o objetivo de informar as alunas sobre a importância do cuidado com a saúde e a necessidade de acompanhamento médico nas Unidades Básicas de Saúde como forma de prevenção”.

O palestrante convidado, Rodrigo Gomes de Lima, enfermeiro da Unidade Básica de Saúde avaliou positivamente a atividade. “A atividade foi bem proveitosa para os alunos, tanto homens como mulheres e além dos servidores, poderem tirar algumas dúvidas sobre o câncer de mama e colo de útero, e assim poder aprimorar a compreensão sobre o tema abordado na palestra”, afirmou.

mulheres-mil-palestra-csm 2

“A palestra foi ótima para poder nos ensinar a se preocupar e cuidar mais da nossa saúde, podemos tirar nossas dúvidas e aprender a realizar o autoexame”, comentou a aluna do Pronatec, Maria Ziete, 30 anos.

Para a discente de Licenciatura em física, Antônia Charlene, 22 anos a palestra foi muito importante. “Muitas de nós não conhecemos quais as formas de tratamento e é de fundamental importância esse momento com um profissional para nos orientar. É sempre bom obter conhecimentos na área de saúde. Eu gostei muito, espero que possamos ter outras palestras do gênero para podermos conhecer quais os riscos que estamos correndo com o nosso corpo”.

Texto: Jaqueline Oliveira (ASCOM/IFAC)

(Com informações do Pronatec/Mulheres Mil Regional Vale do Purus)