Alunos de Sena Madureira visitam Incubadora de Aves na Capital

A turma do curso de Avicultor, ofertado na comunidade Guarani, dentro da reserva Extrativista Cazumbá-Iracema, em Sena Madureira, se deslocou a Rio Branco para conhecer a Central de Incubação do Estado. Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer todo o funcionamento de uma incubadora.

O professor Cleber Lucas De Souza foi quem acompanhou a turma. “Os estudantes observaram as máquinas, o manejo de logística, recepção, incubação, nascimento e comercialização dos pintinhos de um dia”, explicou o professor.
Depois da visita a Central de Incubação, a turma aproveitou a vinda a Rio Branco para conhecer também o dia a dia de uma granja de postura, montada na propriedade do senhor Auricélio, localizada no km 19 da BR-364, já em direção ao município de Senador Guiomard.

O proprietário relatou um pouco do que já viveu na avicultura, área em que já trabalha há 18 anos. “Comecei funcionário de uma pequena granja, e hoje sou empresário e dono da minha própria granja. Atualmente, tenho um plantel composto por 30.000 aves de postura, produzindo ovos industriais, vermelhos e brancos. E já estou planejando expansão porque a demanda cresceu mais do que eu esperava. O próximo passo será montar granjas no interior, inclusive em Sena Madureira que também se revela um ótimo mercado consumidor”, disse Auricélio.

Relato muito animador para os estudantes que pensam em aproveitar o aprendizado do curso para empreender. Naira Maria é uma das alunas e falou sobre o aproveitamento das visitas. “É de suma importância conhecermos a vivência e a experiência de outras pessoas, isso transforma a nossa visão sobre a avicultura, adquirimos conhecimento prático, e vamos levar tudo para a nossa comunidade, contribuir para a construção de uma nova fonte de renda”, completou a aluna.

O curso de avicultor é um dos ofertados pelo Instituto Federal do Acre (Ifac), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

avicultor2