Alunos do Pronatec ativam horta em escola rural de Xapuri

Os alunos do curso de Agricultor Orgânico decidiram colocar em prática o que aprenderam na disciplina “Adubação, nutrição e proteção na agricultura”, ministrada pelo professor José Auricélio Barros Passos. Foi sob a supervisão do professor que a turma ativou a horta abandonada na escola do Seringal Rio Branco, onde ocorrem as aulas.

Os alunos trabalharam na formação de um composto orgânico, a base de capim picado com esterco de galinha. A fabricação do composto foi o primeiro passo para a ativação da horta onde a turma vai produzir hortaliças ao longo do curso.

“ A ideia é fazê-los colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Sair das quatro paredes e permitir que eles coloquem a mão na massa, sintam o que é ser um Agricultor Orgânico dentro dos padrões de técnicas adotadas nesse tipo de produção”, esclareceu o professor José.

Nesse sentido, o professor já planeja outras aulas práticas para a turma. “Eles saíram da aula muito enriquecidos. Mais um motivo para eu realizar novas aulas práticas. Quero que visitem os roçados dos moradores vizinhos, vamos trabalhar a montagem de um fermentador para produção de fertilizantes líquidos, extratos a base de folhas e ervas naturais já existentes na localidade para produção de bioinseticidas e também a produção de fertilizantes foliares”, comentou o professor.

O curso de Agricultor Orgânico é ofertado pelo Instituto Federal do Acre, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).