Projeto integrador marca encerramento do curso de Auxiliar Técnico em Agroecologia na Boa do Iaco

IMG-20160502-WA0030

A regional do Vale do Purus em Sena Madureira encerrou mais um curso na comunidade da zona rural Boca do Iaco concedido pelo Instituto Federal do Acre – IFAC através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec-Campo, atendendo demanda do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA. O curso ofertado desta vez para a comunidade rural foi o de Auxiliar Técnico em Agroecologia, ministrado pelos professores José Edirlei Alves e Aldilene Barros.

O projeto integrador de encerramento durou o dia todo na Escola de Ensino Fundamental José Manoel dos Santos e contou com a presença dos alunos, seus familiares, professores e moradores da região.

Na ocasião, os alunos ficaram responsáveis por destacar a importância da agroecologia e seus benefícios para comunidade. A turma de aproximadamente 20 alunos foi dividida em três grupos.

O primeiro grupo ficou com a apresentação do “Controle Agroecológico de Pragas e Doenças” que destacou a importância do manejo integrado de pragas que estabelece uma série de medidas voltas para diminuir o uso de agrotóxico na produção convencional.

Já o segundo grupo abordou o “Sistema Agroflorestal” e seus aspectos fundamentais que vão desde o uso de práticas agrícolas de forma integrada, o equilíbrio ambiental, o manejo ecológico do solo, plantio de mudas e a redução do desmatamento.

É para finalizar a exibição dos trabalhos o terceiro grupo falou sobre a “Produção Agroecológica de Alimentos Orgânicos” que teve como enfoque o consumo de alimentos mais saudáveis. Além da exposição de alimentos preparados com produtos orgânicos para a degustação.

De acordo professor do Pronatec, José Edirlei Alves, o objetivo da prática foi estimular os alunos e moradores da região a defesa do meio ambiente a partir do processo formativo de sustentabilidade, além de promover uma melhor qualidade de vida através do cultivo de alimentos sem utilização de agrotóxicos. “Os alunos puderam pôr em pratica o conhecimento adquirido na teoria, trabalhando diversos temas como conscientização da utilização de alimentos sem presença de agrotóxicos, a importância de materiais reciclados, a importância de uma alimentação saudável através de alimentos orgânicos e a importância do solo e sua preservação”, explicou.