Coordenador geral do Pronatec visita regional Tarauacá/Envira

No último fim de semana, o coordenador geral do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no Instituto Federal do Acre (IFAC), Márcio Bonfim Santiago, visitou as unidades do Programa em Tarauacá e Feijó, municípios que formam a regional Tarauacá/Envira.

Em Tarauacá, o coordenador se reuniu com a equipe que executa o Programa e com os alunos em momentos de muita conversa e reconhecimento do trabalho que vem sendo feito. Depois de cumprir a agenda na terra do abacaxi gigante, Bonfim participou do “Momento Pronatec”, na Escola Estadual Vicência Celso Brandão, onde os alunos dos cursos de avicultura, suinocultura, criação de peixes em tanques de rede, operador de máquinas e implementos agrícolas, cafeicultura e piscicultura apresentaram trabalhos, com exposição de maquetes, fotos.

“O objetivo de realizar o “Momento Pronatec” foi promover a integração de conhecimentos entre os educandos dos vários cursos ofertados pelo Programa aqui em Feijó. Possibilitar que os alunos demonstrem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e compartilhem essas experiências com os demais estudantes”, explicou a coordenadora adjunta na regional Tarauacá-Envira, Daiana Araújo.

Durante o evento, Márcio visitou todos os stands montados pelas turmas dos seis cursos, conversou com os alunos e fez questão de registrar o momento com cada turma. “Participar de tudo isso é muito satisfatório. Ver de perto que o trabalho que fazemos na gestão dá resultado na ponta é bom demais. Vi como os alunos ficaram felizes em poder mostrar o que aprendem no dia-a-dia dos cursos, trocar esse conhecimento, poder aprender um pouquinho do que o colega da outra turma, do outro curso está aprendendo. Só posso mesmo é parabenizar a equipe que executa o programa na regional, dizer que estão no caminho certo, e claro, parabenizar também os alunos pelo empenho e disposição em mostrar o que veem em sala de aula”, disse o coordenador geral.

Para poder cumprir a agenda na regional, Bonfim embarcou na sexta-feira, 13, em Rio Branco, viajou mais de 5 horas pela BR-364 até Tarauacá, e só retornou de Feijó na tarde do sábado, 14. “Vale a pena viajar, mesmo no fim de semana, passar horas na estrada, para ver de perto como o trabalho tem dado certo”, ressaltou.

Também participaram do “Momento Pronatec” parceiros municipais e estaduais, como, o professor José Deusmar de Lima, representante da SEE, a professora Vera Maria Oliveira da Costa, representante da Secretaria de Educação Municipal, a Sra. Berlandia de Souza Lima, da Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social. A gestora da escola onde ocorreu o evento, Mariana Pinto, também participou.

A resposta dos alunos e equipes dos dois municípios à visita do coordenador também foi de muita satisfação. “Receber o coordenador geral foi motivo de contentamento para a equipe administrativa, docentes e alunos que tiveram a oportunidade de conversar de maneira bem espontânea com o mesmo. É importante também para que nós, que conduzimos os trabalhos desta regional tenhamos feedback da maneira como estamos conduzindo o Programa e podemos nos reorganizar para melhor atender seus objetivos que é oferecer educação como instrumento de mudança social em cada localidade atendida, finalizou a adjunta Daiana Araújo.

Veja mais fotos da visita na página do Pronatec - Ifac!!