Main menu

Lillian Lima

Alunas promovem ação voluntária no Lar Novo Hamburgo

Os idosos abrigados no Lar Novo Hamburgo, em Tarauacá, tiveram um dia dedicado a beleza das mãos e pés. A ação voluntária foi realizada pelas alunas do curso de Manicure e Pedicure, ofertado pelo Instituto Federal do Acre (Ifac), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O curso é voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade social, por isso está dentro do denominado Pronatec/Mulheres Mil.

A atividade fez parte do cronograma prático do curso que deve encerrar até o final deste mês. As 20 alunas da turma serão devidamente certificadas em cerimônia realizada pela equipe de coordenação do Programa no Ifac.

Leia mais ...

Curso de Identificador Florestal capacita alunos em botânica amazônica

É no centro da Reserva Extrativista Chico Mendes, em Xapuri, que o Instituto Federal do Acre (Ifac) oferta o curso de Identificador Florestal. A comunidade do seringal Floresta, colocação Rio Branco, foi alcançada pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e desde janeiro tem aulas que desenvolvem o conhecimento da legislação florestal, as práticas de coleta e herborização de material botânico, a identificação das espécies, cálculo de volume e medição de árvores, noções de segurança no trabalho florestal, empreendedorismo, associativismo e cooperativismo.

Uma das formas adotadas para desenvolver essas competências é a realização de aulas práticas e a proximidade com a floresta facilita muito isso. Um exemplo foi a atividade coordenada pela professora Alana Fernandes. A engenheira florestal colocou os alunos em um contato mais científico com as espécies que rodeiam o seringal Floresta. A proposta foi iniciar a identificação das árvores com o apontamento da nomenclatura e a classificação científica de cada uma, quem sabe o primeiro passo para um inventário do que é possível encontrar no espaço onde eles vivem ou até da construção de um herbário na comunidade.

“É importante que os profissionais da identificação florestal detenham conhecimento tradicional, associado ao conhecimento científico sobre a nomenclatura e classificação botânica. A união desses dois fatores auxilia a atuação dos mateiros e contribui para a conservação da floresta. Trabalho fácil com essa turma, já que o contato com a floresta faz parte da rotina deles”, destacou a professora Alana.

Leia mais ...

Prazo pra inscrições no processo seletivo do Pronatec encerra hoje

O Instituto Federal do Acre (Ifac) está com inscrições abertas para cargos administrativos e professores que atuarão no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os editais dos processos seletivos foram lançados no último dia 29 e nesta quinta-feira, 31, encerra o prazo.

As vagas para o cargo de professor do Programa são para as áreas de formação em Engenharia Civil, Matemática, Língua Portuguesa, Informática, Serviço Social, Agronomia ou Ciências Agrárias, Segurança do Trabalho (nível técnico e superior), Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (nível técnico e superior), Fotografia (nível médio, com experiência comprovada) e técnico em Construção Civil. Para o setor administrativo, a vaga é para graduado em Comunicação Social – Jornalismo.

Os professores serão lotados nas unidades de Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo, Tarauacá e Sena Madureira. As inscrições devem ser feitas nas unidades de concorrência da vaga ou no Campus Polo, correspondente, conforme descreve o edital nº 02/2016. Os candidatos para o setor administrativo devem se dirigir ao prédio anexo da Reitoria, antiga prefeitura no Bosque, conforme o edital nº 03/2016. As listas de documentos a serem apresentados no ato da inscrição devem ser conferidas nos respectivos editais.

Os selecionados serão contratados como bolsistas do Pronatec por 1 ano, sendo possível a prorrogação por igual período. O valor da bolsa para os professores é de R$50,00 por hora aula, em conformidade com a carga horária da disciplina, não ultrapassando 16h semanais. Para o cargo administrativo, o valor corresponde a R$18,00 por hora trabalhada.

Leia mais ...

Facebook