Main menu

Keyla Tomé Gama

Projeto integrador marca encerramento do curso de Auxiliar Técnico em Agroecologia na Boa do Iaco

IMG-20160502-WA0030

A regional do Vale do Purus em Sena Madureira encerrou mais um curso na comunidade da zona rural Boca do Iaco concedido pelo Instituto Federal do Acre – IFAC através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec-Campo, atendendo demanda do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA. O curso ofertado desta vez para a comunidade rural foi o de Auxiliar Técnico em Agroecologia, ministrado pelos professores José Edirlei Alves e Aldilene Barros.

O projeto integrador de encerramento durou o dia todo na Escola de Ensino Fundamental José Manoel dos Santos e contou com a presença dos alunos, seus familiares, professores e moradores da região.

Na ocasião, os alunos ficaram responsáveis por destacar a importância da agroecologia e seus benefícios para comunidade. A turma de aproximadamente 20 alunos foi dividida em três grupos.

O primeiro grupo ficou com a apresentação do “Controle Agroecológico de Pragas e Doenças” que destacou a importância do manejo integrado de pragas que estabelece uma série de medidas voltas para diminuir o uso de agrotóxico na produção convencional.

Já o segundo grupo abordou o “Sistema Agroflorestal” e seus aspectos fundamentais que vão desde o uso de práticas agrícolas de forma integrada, o equilíbrio ambiental, o manejo ecológico do solo, plantio de mudas e a redução do desmatamento.

É para finalizar a exibição dos trabalhos o terceiro grupo falou sobre a “Produção Agroecológica de Alimentos Orgânicos” que teve como enfoque o consumo de alimentos mais saudáveis. Além da exposição de alimentos preparados com produtos orgânicos para a degustação.

De acordo professor do Pronatec, José Edirlei Alves, o objetivo da prática foi estimular os alunos e moradores da região a defesa do meio ambiente a partir do processo formativo de sustentabilidade, além de promover uma melhor qualidade de vida através do cultivo de alimentos sem utilização de agrotóxicos. “Os alunos puderam pôr em pratica o conhecimento adquirido na teoria, trabalhando diversos temas como conscientização da utilização de alimentos sem presença de agrotóxicos, a importância de materiais reciclados, a importância de uma alimentação saudável através de alimentos orgânicos e a importância do solo e sua preservação”, explicou.

Leia mais ...

Curso de Agricultor Orgânico é concluído na aldeia Shane Kaya

 

Shane Kaya 1

Estudantes e professores do curso de Agricultor Orgânico do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) através do Instituto Federal do Acre- IFAC da Aldeia Shane Kaya em Tarauacá, realizaram no dia 30 de abril uma confraternização para comemorar a conclusão da capacitação.

Na ocasião, foram expostos os trabalhos dos alunos elaborados durante todo o período do curso promovido na comunidade. Também aconteceram apresentações de músicas, danças entre outras manifestações culturais.
O evento contou com a participação de integrantes da comunidade e da cacique Enir Brandão que aproveitou a oportunidade para agradecer pela realização do Pronatec na aldeia. “O curso nos auxiliou no aprimoramento das técnicas do plantio agrícola, além de contribuir no aumento da produção de legumes e frutas”, disse.
O professor do Pronatec/IFAC na regional Tarauacá-Envira, Gilmar Matos da Silva Kaxinawa destaca a importância da produção orgânica e de alimentos sem o uso de produtos químicos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.
Segundo ele, o objetivo da atividade é fortalecer a agricultura familiar, resgatar os hábitos alimentares que primam pela melhor qualidade de vida dos povos indígenas. Assim os estudantes tornam-se multiplicadores dos conhecimentos adquiridos no programa e fortalecem o uso sustentável dos recursos naturais [como matéria prima], contribuindo na conservação e preservação do meio ambiente para gerações futuras.

Pronatec Indígena - O Pronatec através do IFAC, atende alunos da comunidade indígenas que estão distribuídos entre as regionais do Vale do Juruá, Vale do Purus e Tarauacá-Envira.
O curso de Agricultor Orgânico promovido na aldeia Shane Kaya, em Tarauacá, tem parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai), Organização dos Professores Indígenas do Acre (OPIAC) e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFAC/Campus Tarauacá.

Leia mais ...

Servidores Públicos melhoram qualificação através do Pronatec/IFAC

turma  libra

Não basta um profissional conquistar a estabilidade no setor público. O aprimoramento precisa ser constante. E assim, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec vem contribuindo também para a formação continuada dos servidores públicos ofertando cursos profissionalizantes em diversas áreas.

É o caso da facilitadora em Libras da Escola Estadual Assis de Vasconcelos, Átila Maria Gouveia. Ela aperfeiçoa sua prática profissional no curso Básico de Libras ofertado na regional Vale do Purus, em Sena Madureira. Átila conta que a capacitação a auxiliou ainda mais na interação com os alunos.
“Agora realizo atividades que antes não podia, nunca tivemos um curso desse aqui no município, essa foi a primeira vez que tivemos a oportunidade de participar de uma capacitação em Libras. Pude ampliar meus conhecimentos na área, além de contribuir bastante com o trabalho que desenvolvo em sala de aula”, disse.
Pelo segundo ano, o Instituto Federal do Acre - IFAC oferta a modalidade Pronatec-Serviços Públicos a trabalhadores de órgãos das esferas federal, estadual e municipal, visando colaborar com desenvolvimento das competências necessárias para a realização das atividades nas instituições.
Neste primeiro semestre de 2016 foram mais de 200 vagas ofertadas para servidores públicos em todo o Estado. Entre os cursos ministrados estão de Programador Web, Auxiliar de Arquivo, Organizador de Eventos, Assistente Administrativo, Administrador de Banco de Dados, Assistente de Recursos Humanos, Agentes de Projetos Sociais e de idiomas (Inglês, Espanhol e Língua Brasileira de Sinais – Libras), entre outros.

Leia mais ...

Facebook